quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Auto-avaliação - Gestar II Salgueiro-PE


Trio Gestar Salgueiro

Em 30 de Maio deste mesmo ano iniciávamos em nossa regional o Programa Gestar II e naquele momento não podíamos imaginar que algo tão grandioso e significativo pudesse acontecer não só em nossa prática pedagógica, mas também na maneira de cada aluno ver e sentir a aula de português. Iniciamos cheios de expectativas diante do novo, sim por que esse é um programa inovador na escola pública, pois alia toda a teoria analisada a uma prática constante em sala de aula. No princípio, as dificuldades em aceitação dos gestores, as viagens constantes dos cursistas até a sede, os trabalhos em sábados tirando mais ainda o tempo do professor com sua família. Mas acima de tudo isso estava a esperança renovada em uma proposta diferente, aquela que trazia a prática para a discussão, logo na primeira TP estava lá o tema mais complicado, segundo os professores, o “gênero textual aliado a tipologia textual” e as descobertas se sucedem repletas de questionamentos, discussões e debates sobre a maneira de cada um desenvolver suas aulas e principalmente de que forma o aluno aprende melhor, uma vez que este é o elemento mais importante dentro do objetivo de trabalho de qualquer educador que esteja realmente fazendo o que gosta.
Foi com esse espírito perseverante que meus cursistas enfrentaram cada desafio durante o Gestar II, as dificuldades discutidas foram muitas, leitura, compreensão, escrita. Mas o sabor de chegar ao final de uma batalha e só encontrar vencedores é maravilhoso. Encerramos o Gestar II Salgueiro em 12 de dezembro e não poderia ser diferente, como já explicitei em meu último relatório, todos os cursistas apresentaram auto-avaliação e projeto, e o que mais me deixou feliz foi ouvir de todos os participantes o quanto aprenderam uns com os outros durante esse tempo juntos e o avanço pedagógico que suas práticas alcançaram, “o aluno hoje gosta da minha aula” dizia Samaya, “hoje eu sinto segurança no que faço” fala Kácia, “nunca deixarei de lado o aprendizado desse curso o meu próximo ano será muito melhor que esse, pois estou mais preparada” acrescenta Marileide. Diante de relatos assim, não há como não me sentir parte desse sucesso e estar muito feliz por ter contribuído pra que essas mudanças tenham acontecido. O Gestar Salgueiro não mudou somente a mim e ao meu cursista, ele foi além, ele foi a cada cantinho dessa região onde quer que houvesse um aluno e o fez perceber o valor da nossa língua e como realmente utilizá-la a seu favor. Assim, só tenho a agradecer a UNB na pessoa da formadora Tamar, a GRE Salgueiro por todo o apoio que nos ofereceu, aos meus colegas formadores de português e matemática pela parceria de sucesso e principalmente a cada cursista e aluno que realizou grandes feitos na sala de aula errando muito na sua ânsia de acertar e foi graças a estes erros que aprendemos muito para melhorar a cada dia nossa postura, nosso profissionalismo e acima de tudo nosso prazer em sermos educadores desse Brasil.

Um grande abraço!!! Núbia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário