Neste sábado, 28 de Novembro realizou-se a oficina 11 do TP6-Unidades 21 e 22 sobre “Argumentação na produção de texto, planejamento e escrita”, com o objetivo de identificar estratégias relacionadas ao planejamento e a revisão durante a escrita de textos. Estivemos ainda, na parte da tarde, realizando uma oficina livre que teve por tema: “Leitura e processo de escrita” com o objetivo de refletir acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita. O encontro aconteceu mais uma vez, no prédio da UPE - Universidade de Pernambuco em nosso município vivenciando 8:00hs de trabalho com os cursistas. Na abertura dos trabalhos apreciamos o vídeo “Não tenha medo de sonhar” e pôde-se perceber que cada um que ali estava se deu conta do tamanho de seu esforço em prol da educação, sentindo que o seu trabalho é como o de uma formiguinha em meio a uma construção tão grande de cidadania. A teorização do dia foi preparada com base na TP em estudo trazendo reflexão sobre a argumentação na construção de texto, esse momento foi bem discutido por que para cada tipo de argumento havia um texto e com base no mesmo foi possível realizar diversas inferências a respeito da argumentação presente, o melhor de tudo é que nos colocamos literalmente no lugar do aluno, imaginando o que ele sentiria lendo textos como aqueles e analisando a percepção que ele teria a cada argumento apresentado, foi maravilhoso mergulhar na própria sala de aula do cursista e perceber sua sede de fazer do aluno um sujeito ativo no mundo letrado. O Praticando de hoje veio com o texto “Espírito carnavalesco” proposto pelo TP6 pág.219 com o qual os grupos foram divididos com a função de continuar e concluir o texto a partir do ponto onde parou, mas cada grupo teve um observador que atentamente observava e anotava todo o planejamento que o seu grupo seguia para desenvolver a atividade e durante a socialização da atividade cada grupo apresentou seu texto em seguida o observador colocava os questionamentos que o grupo discutiu enquanto realizava o praticando, esta atividade veio para ajudar o cursista a trabalhar o planejamento de escrita com seus alunos de maneira que os mesmos sejam orientados em sua escrita através de auto-questionamentos como: “O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer? Será que eu gosto do que escrevi? O que é tão bom aqui, que eu possa entender? O que não é bom que eu possa arrumar? Como meu texto soa? Como parece? O que meu leitor ou leitora pensará, quando ler isto? Que indagações poderão fazer? O que observarão? Sentirão? Pensarão? E o que farei a seguir?”. Após o praticando veio a escolha do último Avançando na Prática do programa e a grande maioria escolheu o avançando da pág. 91, pois o mesmo contempla exatamente o praticando da oficina envolvendo um bom planejamento de escrita. O socializando ocorreu em seguida, como sempre muito significativo para todos que, em sua maioria escolheu o avançando pág.87 e 88 do TP2 com a música “Fantasia” (Chico Buarque) em consonância a outros textos do mesmo tema, então concluiu-se que o trabalho foi bastante proveitoso, mas a dificuldade ortográfica ainda é preocupante. Para encerrar nossa oficina de TP saboreamos o poema “Desejo a você”(Carlos Drumond de Andrade). A Oficina Livre (período da tarde) iniciou-se com as orientações iniciais sobre o filme “O Leitor” que traz de maneira encantadora e emocionante a temática “Processo de aquisição da leitura e escrita” após falarmos sobre o filme, convidamos todos para entrar no Cine Gestar II - Em cartaz: O LEITOR , eles ficaram surpresos, pois tínhamos montado uma sala cinema com pipoca e refrigerantes para que cada um pudesse se sentir em um cinema real, foi maravilhosa a participação atenta deles que ao encerrar a sessão cinema estavam emocionados com a história de uma analfabeta que desenvolveu um método próprio de aquisição da leitura e da escrita. No próximo encontro teremos um momento de socialização do filme que com certeza significou muito pra todos. Nos despedimos com um abraço e a certeza de que todo o aprendizado de hoje será vivenciado por muito tempo em nossas salas de aula.
Um Abraço! Núbia Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário