domingo, 13 de dezembro de 2009

Obá! Seminário de Avaliação Gestar II. Salgueiro-PE


Neste sábado, 12 de Dezembro, realizou-se o Seminário de Avaliação do Gestar II Salgueiro, com o objetivo de realizar o seminário de avaliação para apresentação da auto-avaliação dos cursistas, dos projetos e exposição dos portfólios.. O encontro aconteceu mais uma vez, no prédio da UPE - Universidade de Pernambuco em nosso município vivenciando 8:00hs de trabalho com os cursistas. Hoje, recebemos os cursistas com um aroma especial intitulado “Almas perfumadas” mensagem que traduz muito bem o significado de cada uma dessas guerreiras que estiveram conosco durante quase seis meses, pois cada uma tem um aroma mais que especial e o espalha pela sala de aula todos os dias, receberam ainda um DVD contendo todo o material vivenciado no curso para que continuem utilizando a metodologia do Gestar. Após o momento de reflexão iniciaram-se as apresentações de auto-avaliação elas aconteceram individualmente seguindo ordem alfabética, para não me estender vou registrar aqui alguns fragmentos delas: ““O Gestar foi uma porta aberta à aprendizagem. Nossa prática foi melhorando a cada vivência elaborada nos encontros.” (Kácia) , “Me levou a refletir sempre, sobre as inúmeras possibilidades de criar diante do meu planejamento.” (Samaya), “O Gestar me ajudou a tornar minhas aulas mais dinâmicas e descontraídas, permitindo aos alunos conhecer e compreender diversos gêneros textuais de forma bem simples, mais próximo de sua realidade.” (Marina). Dentro desses relatos e de muitos outros que ouvi neste momento percebi muita emoção no olhar de todas elas, afinal não há nenhum participante do Gestar que não tenha levado aprendizado e deixado uma sabedoria que lhe é peculiar, o Gestar é como uma coucha de retalhos onde cada pedacinho contribui para o melhor colorido da peça inteira. Após a auto-avaliação iniciamos as apresentações dos projetos, todos foram vivenciados nas escolas sob a coordenação dos cursistas do programa que atuam nas referidas escolas. São eles: “Superando desafios na língua Portuguesa” (Simone Moisés- Escola Manuel Joaquim Leite, Cedro-PE), “Um novo olhar sobre a leitura e a escrita de gêneros textuais na 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos” ( Marileide Gonçalves- Escola Eng. Francisco Hugo Carreiro de Barros, Terra Nova-PE), “Todo tempo é tempo de ler” (Maria da Paz e Anabelle Karla- Centro de Ensino de Jovens e Adultos, Salgueiro-PE), “Leitura e escrita no ensino fundamental”( Eloisnete Kácia e Francidalva Maria- Escola Gumercindo Cabral, Terra Nova-PE), “Leitura e escrita através dos gêneros textuais” (Eliene Sidrim, Fátima Santos e Marina Gorgônio- Escola Valdicleiwtson da Silva Meneses, Cedro-PE), “A leitura e escrita como ferramenta na construção do saber”( Socorro Sá e Marizalva Oliveira- Escola Desenbargador João Paes, Serrita-PE) e o projeto interdisciplinar “Da leitura de mundo à resolução de problemas” (Samaya Vieira e cursistas de matemática da Escola Professor Urbano Gomes de Sá- Salgueiro-PE). Todos os projetos aqui relacionados foram culminados ainda este mês nas referidas escolas e com muito êxito, inclusive levando para toda a escola a prova evidente que a metodologia do Gestar funciona efetivamente. No encerramento das apresentações registrei junto a eles minha auto-avaliação do Programa Gestar II “dizendo-lhes que o Gestar não acabou e nem terminará jamais desde que, tudo que aprendemos e compartilhamos aqui a cada sábado juntos seja levado até as salas de aulas que cada um deles entrar daqui pra frente assim como o vento e o aroma do Gestar, esse aprendizado vai estar sempre os acompanhando por onde passar”. Nesse momento todos foram convidados para o almoço de confraternização no Plaza Hotel de nossa cidade em um espaço decorado especialmente para eles. Lá almoçamos juntos e assistimos a um vídeo mostrando a Retrospectiva 2009 do Programa Gestar II e nossa mensagem final “Árvore dos Amigos”. Foi emocionante ver todo o trabalho, esforço e realização de nossa atuação passando em filme, são momentos como este que nos fazem ir adiante e acreditar que as mudanças da educação são possíveis de alcançar e que para isso é só investir e acreditar no PROFESSOR.
Quero agradecer a GRE- Salgueiro na pessoa de Maria Bezerra (chefe da UDE) e Ledivan (chefe do financeiro) pelo apoio e esforço conjunto em prol da realização do Gestar em nossa cidade, aos meus colegas formadores de Língua Potuguesa e Matemática por dividir comigo todo o trabalho e contribuir para o meu melhor desempenho, minha formadora da UNB-Tamar Rabelo por me orientar tão bem a ponto de me contaminar com sua prática e especialmente as minhas cursistas que com muita coragem enfrentaram o desafio de mudança proposto por este programa e levado até elas pelas minhas mãos, são realmente profissionais de fibra e merecem todo o reconhecimento pelo feito com seu aluno.


Um grande abraço a todos! Núbia Vasconcelos

Um comentário:

  1. Eu também sou formador/tutor do Gestar, aqui em Itacuruba nós estamos iniciando o trabalho, mas poder ler uma postagem como esta, me motiva a superar os desafios que estão por vir. Parabéns pelo seu brilhante trabalho!!!!

    ResponderExcluir