Neste último sábado, 26 de Setembro do corrente ano, realizou-se a oficina 02 da TP1 do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II com duração de 06 (seis) horas, no prédio UPE-Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro . O encontro teve por objetivo, conceituar texto reconhecendo os diferentes pactos de leitura e os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana. As atividades tiveram início com a apreciação de um vídeo narrado por Luís Fernando Veríssimo entitulado “Homem que é homem” uma maneira bem divertida de começar o dia. Após o deleite com vídeo, iniciou-se a teorização através do slide “Texto e Intertextualidade” o qual trouxe não só o conceito de texto como também ascendeu diversos questionamentos no grupo levando-os a refletir sobre o papel do texto na atualidade e suas novas maneiras de apresentação, refletiu-se ainda a presença do diálogo entre textos e as variações dessa intertextualidade. Com toda essa teorização partimos para o “Praticando” do dia com uma atividade proposta no caderno de apoio a aprendizagem do aluno, chamada “Criando um outdoor” a partir de comandas escondidas pela sala, quem encontrasse-as poderia escolher seu grupo e de forma descontraída a construção do outdoor trouxe os seguintes temas: Novo ENEM, Dia do Professor, Construção de um condomínio em Salgueiro, Carnaval fora de época e VII Bienal do Livro. Logo todas as produções ficaram prontas e socializando os resultados percebemos que a atividade enriquecerá a prática de nossos alunos em sala. Continuando com as atividades, pudemos assistir ao vídeo “O menino e o arco da árvore do sol” a partir do qual conversamos sobre a ação do homem em busca de superação e poder, construindo armas cada vez mais potentes e destruindo o planeta, inclusive a si mesmo numa tentativa de superar-se. Sendo proposta uma nova produção de texto através do sorteio de um gênero, construimos uma carta coletivamente contando a alguém a situação vivida neste planeta, enfim a produção de texto fluiu bem. O socializando trouxe experiências vividas nas salas de aula, principalmente através de um debate sugerido pelo TP em suas primeiras unidades, onde explorava-se bem o debate. A escolha do avançando na prática encaminhou-se para análise completa das sugestões de atividades, foi discutido sua significação e, embora o grupo não tenha aprovado muito as sugestões do caderno de teoria e prática conseguimos montar sugestões de atividades. A avaliação “Deixe seu recado...” estava muito bonita e cada cursista pôde contribuir com a constituição do painel deixando sua mensagem do dia. O encerramento foi feito através do vídeo “O vencedor” para que um novo ânimo seja injetado em nossos professores. É sempre um prazer imenso estar com eles e compartilhar de suas experiências.
Muito prazer!!!! Núbia Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário