sexta-feira, 30 de outubro de 2009

GESTAR II – Oficina 3-TP2 /Unid. 5 e 6

Cursista Anabelle apresentando balões de linguagem!!!

Jogo dos Períodos!! Socorro Sá

Texto descritivo!! Produção.


Analisando "Moça na Janela" (Salvador Dali)

Neste sábado, 24 de Outubro realizou-se a oficina 3 do TP2-Unidades 5 e 6 sobre Leitura e Escrita, com o objetivo de refletir acerca da prática do professor no desenvolvimento das atividades de linguagem, leitura e análise lingüística. O encontro aconteceu no prédio da UPE - Universidade de Pernambuco em nosso município vivenciando 06hs de trabalho com os cursistas. O dia iniciou com um momento de reflexão sobre o desejo de cada um para o dia de trabalho que se iniciava, estes momentos são sempre muito válidos, pois deixamos vir a tona tudo que se anseia para a nossa oficina. Após tal reflexão, iniciamos os trabalhos de teorização com o slide “Análise Lingüística - um novo olhar, um outro objeto” construído especialmente para discutirmos sobre o uso da gramática na sala de aula e a chegada da análise lingüística nesse novo cenário da educação, descobrimos especificidades da análise lingüística que muitos tinham dificuldades de entender. Interessante dessa conversa acerca do tema é descobrir que muitos professores tinham incompreensões nas OTMs e OCNs por conta justamente das interpretações dentro das propostas de competência em análise lingüística, e que nesta discussão tudo isso tornou-se mais claro, trocamos ainda várias idéias para se trabalhar a análise lingüística de maneira lúdica e significativa para o aluno, o que enriqueceu a prática de todo o grupo. Para praticar toda essa teoria, desenvolvemos o “jogo dos Períodos” onde cada professor recebeu um período simples e tinha como desafio encontrar outros períodos possíveis de serem articulados ao seu e assim formarem períodos compostos. A atividade foi bem divertida e várias versões de períodos foram formadas durante o jogo, atividades como esta foram sugeridas aos cursistas para dinamizarem suas aulas. Além deste jogo, vivenciamos um praticando feito a partir da leitura de imagem, utilizamos para isso uma tela de Salvador Dali a Obra: “Mulher na Janela” diante da qual a apreciação da obra foi sendo instigada com questionamentos que levaram os participantes a explorar as características mais marcantes da tela, em seguida formamos grupos que juntos discutiram a descrição de cada um ao analisar a imagem, todas os elementos percebidos foram dispostos em balões de linguagem e posteriormente transformados em textos descritivos que surgiram em diversos gêneros como: poema, poesia, acróstico e propaganda. Mas na verdade a essência desta atividade era perceber as possibilidades de trabalho em análise lingüística dentro do texto descritivo produzido pelo próprio aluno. Após socialização dos textos iniciamos o momento do “Lição de casa” com as apresentações das atividades vivenciadas nas turmas pelos cursistas, como sempre nosso momento de troca. Os “avançando na prática” propostos no TP2 foram analisados e houveram muitas sugestões para o melhoramento das mesmas, inclusive articuladas ao estudo do AAA2 que traz muitas opções interessantes para a diversificação das aulas. Nosso encontro encerrou com o vídeo “Vencedor” e um precoce gosto de proximidade do fim, o que nos entristece, pois as experiências vividas até aqui nos fizeram pertencentes um ao outro numa troca constante de aprendizado.








Sempre com vocês!!! Núbia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário