terça-feira, 18 de agosto de 2009

Oficina 8 - TP 4 Leitura e Escrita

No último sábado 15 de Agosto, nós que fazemos o GESTAR II em Língua Portuguesa através da GRE – Gerência Regional de Educação/ Polo Salgueiro realizamos nossa Oficina 8 do programa em curso partindo do Caderno de Teoria e Prática (TP 4) Leitura e Escrita - Unidades 15 e 16 que traz por objetivo, desenvolver uma seqüência de aula utilizando elementos do processo de produção textual. O encontro teve início as 8:00h da manhã no prédio da UPE- Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro com sensibilização através de leitura para deleite com o texto: “Concerto de Leitura” (Rubem Alves) e uma dinâmica bem aconchegante de bom dia para receber o cursista no espírito de aprendizado. Um tema gerador deu início a primeira discussão do dia que teve seu foco direcionado para produção escrita, “Por que meu aluno não lê?”. Com base nas discussões pude perceber que as angustias são muitas em torno do assunto, que por muitos é considerado o aspecto mais difícil da docência, tive então o termômetro que precisava para o início dos trabalhos desta oficina, uma leitura compartilhada deste assunto foi realizada dentro do TP4 pág. 147 confirmando problemáticas citadas pelos professores e suas origens sob ponto de vista de estudiosos.Situadas as dificuldades e suas origens foi realizada uma atividade de incentivo a leitura com o texto “O homem trocado” (Luís Fernando Veríssimo), uma vez que o processo de produção precisa se fundamentar na leitura. A atividade proposta foi aproveitada ao máximo pelos cursistas que, ao concluí-la, inseriram bastantes sugestões para adaptação em diferentes níveis de ensino, isso nos deixa sempre muito satisfeitas, porque temos a certeza de que a contribuição é verdadeiramente aproveitada em sala, e da melhor maneira possível. Para teorização do dia foi levado o Slide “Produção Escrita” diante do qual uma boa discussão foi levantada sobre a metodologia que usamos e sua eficácia no processo de produção textual, assim como a reflexão diante de uma seqüência didática que fundamente o professor numa nova prática deixando de lado procedimentos não tão significativo no desenvolvimento sócio-comunicativo do aluno.Muitas foram as dúvidas, inclusiva mais voltadas para coerência e ortografia dentro da reescrita textual, a troca de experiência e a fundamentação realizada apontou saídas e todos se comprometeram a novas tentativas. A socialização do “Lição de Casa” trouxe muitas questões para discussão em grande grupo, a maioria escolheu um avançando voltado para os textos informativos, mas senti que a fundamentação de leitura desses alunos não foi suficiente para uma boa construção de seus textos e o grupo percebendo isso, logo identificou a importância de maior freqüência de leituras dentro da temática que será explorada pelo professor e que o planejamento realizado a partir de seqüência didática é sempre mais rico e significativo, subsidiando o conhecimento prévio do aluno e lhe dando maior segurança na hora de produzir textos. Ainda pela manhã, aconteceu a escolha do próximo avançando na prática e essa escolha conjunta é sempre bem proveitosa pela oportunidade de discutir e adaptar as atividades aos níveis desejados. No segundo momento as orientações dos projetos levaram a cada um, esclarecimento de suas dúvidas e sugestões de atividades a serem vivenciadas em sala de aula para embasar o mesmo. Sinto que o projeto avançou bastante e que segue agora bem mais fundamentado, melhor direcionado. Diante da avaliação do dia pude perceber a importância do tema vivenciado e que esta formação tem o poder de chegar ao aluno de forma mais efetiva, pois o professor cursista do Gestar sente prazer em realizar as atividades propostas e o mais importante, aos poucos vão se tornando investigadores de suas salas de aula e de sua própria prática. O vídeo “Ouse Fazer” fechou muito bem o nosso dia com um sentimento de desafio enfrentado constantemente por cada profissional de educação que tem como alvo principal o melhor desenvolvimento de seu aluno. Para mim, esse programa contribui a cada instante, pois descubro que o elo existente entre aluno e professor é forte o suficiente para suportar a todas as limitações sendo um desafio vencido a cada dia.
Um Abraço! Núbia Vasconcelos

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