domingo, 23 de agosto de 2009

Oficina 9 da TP5 - Unidade 17 e 18- Estilo e Coerência!

No último sábado 22 de Agosto, nós que fazemos o GESTAR II em Língua Portuguesa através da GRE – Gerência Regional de Educação/ Polo Salgueiro realizamos nossa Oficina 8 do programa em curso partindo do Caderno de Teoria e Prática (TP 5) Estilo e Coerência - Unidades17 e 18 que traz por objetivo, compreender a noção do estilo no domínio da linguagem caracterizando a coerência na inter-relação entre textos verbais e não-verbais. O encontro teve início as 8:00h da manhã mais uma vez, no prédio da UPE- Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro com sensibilização através da Dinâmica: “O seu estilo é...” a partir da qual os participantes em círculo, citaria a característica mais forte do colega ao lado, aquela que determina seu estilo, e de fato já nos conhecemos um pouco um ao outro dentro do tempo que estamos juntos nesta jornada, a atividade foi bem proveitosa, pois deixou o grupo bem descontraído para encarar todo o dia. O despertar do conhecimento prévio continuou em torno de um vídeo muito bom, chamado “Burguesinha” (inclusive cantado por Seu Jorge) onde a marca de uma personagem explicita bem o seu estilo. Foi então que a teorização iniciou em torno de perguntas como: “O que é estilo? O que o determina? O estilo é conciente? E o estilo dentro da linguagem?”, questionamentos assim foram ponto de partida para estudo do slide de teorização construído a partir do TP 5 trazendo detalhadamente as informações sobre a Estilística, sua composição, marcas e a relação que a mesma possui com a coerência textual, as discussões foram muitas e o debate girou mesmo em torno de exemplificações, o que me deixou satisfeita, pois assim ficou claro que o entendimento a cerca do assunto é de conhecimento da grande maioria. Para exercitar a teoria vista até aqui foi aplicado o Praticando, no qual três textos diferentes foram fragmentados e embaralhados, de maneira que os grupos formados ficassem com um pouco de cada texto, embora não soubessem disso, o desafio era produzir um texto coerente usando as informações que dispunham, analisando os resultados podemos perceber o quanto é difícil a construção da coerência quando o assunto está tão disperso em nossa mente e principalmente, serviu de simulador pra que se entenda a posição do aluno no momento da produção de seu texto. Concluídas as discussões do praticando, foi dado início a socialização do “Lição de casa”, embora alguns não tenham trazido-o por questão de tempo ou adaptação de horário na escola devido a culminância de projetos, houveram vários que atenderam a esta necessidade e durante as apresentação percebeu-se que a maioria optou pelo avançando destinado a produzir textos publicitário de congratulações, voltados para o informativo, por um momento nos sentimos em uma aula de história, pois para subsidiar o aluno com informações necessárias a sua produção, os professores precisaram recorrer aos fatores históricos das cidades como Cedro e Serrita, ambas de nossa regional. Uma atividade vivenciada pela cursista Eloisnete Kácia nos deixou sensibilizados com a competência lingüística de seus alunos da 5ª série da cidade de Terra Nova, ela trabalhou memórias com seus pequenos e deixou fluir todas as lembranças deles livremente para então pedir-lhes a construção de uma narrativa voltada para um momento específico de suas vidas, os resultados foram belos indo desde os momentos mais especias ao mais corriqueiro, toda a produção foi ilustrada com fotos que comprovem o momento ao qual cada aluno se referia em seus textos, foram excelentes resultados, mas o problema da escrita persiste e não só nesta exposição como também nas demais, parece que batemos sempre no mesmo ponto e por isso buscamos contemplar temas voltados para leitura e escrita nas oficinas livres. Trouxe várias sugestões de atividades para os cursistas desenvolverem em salas de aula e no fechamento dessas colocações realizamos a escolha do Avançando na Prática da semana, analisando todas as propostas do TP5 dentro das unidades desta oficina, essa conversa é sempre válida porque tem ajudado o professor cursista a sair do encontro mais ou menos sabendo o que fazer e como. Conversamos também sobre os testes diagnósticos enviados pela Formadora da UNB Tamar Rabelo e deixei-os manusear a vontade todo o material para que analisem suas formas de uso. O segundo momento do dia teve início com a realização de uma oficina livre trazendo Leitura como tema principal, objetivando a compreensão dos aspectos relevantes no ensino da leitura e ainda desenvolver estratégias que conduza a formação de leitores. Apreciamos o vídeo “A Recepção da Leitura” e de maneira descontraída a discussão sobre o vídeo se deu pela Dinâmica: Circuito Aberto, dizemos aberto por que estimula a participação de todo o grupo dentro do assunto.Foram abordados temas como: Ensinar a ler/ Ler para Aprender/ Ler para Ler e Leitor Competente. Você já deve ter percebido que a conversa foi bem direcionada e de extrema relevância dentro de nossa prática, pois o que se descobre de “pecados” que cometemos ao trabalhar leitura em nosso cotidiano não é pouco não. Ao tempo em que refletimos nossos erros, descobrimos também o que acertamos, foi como um passando a limpo sobre a verdadeira preparação de leitores competentes. Como a proposta era desenvolver estratégias de leitura foi realizada uma atividade para construção de um Jornal, onde a composição do mesmo fosse feita desde notícias que interessam ao mundo até notícias de interesse do próprio grupo, após a escolha minunciosa das notícias (que inclusive exige leitura) os grupos criariam notícias de sua cidade e batizariam seu jornal de maneira bem criativa. A atividade foi bem rica, uma vez que estimula a leitura do aluno e o leva a situar-se entre as notícias analisadas, identificando sua finalidade e público destinado. A avaliação do encontro foi feita durante todo o dia através de desenhos em dois painéis que foram expostos no início da manhã para que durante o dia todos os cursistas pudessem expressar através de desenhos, como estavam pedagógicamente no início do Gestar II, e como estão agora. passado algum tempo. Diante dos desenhos deixados foi solicitada a aniversariante do dia Professora Kácia para interpretar os desenhos deixados nos painéis ao longo do dia e é sempre lá que está a resposta para o trabalho construído especialmente para que o aluno seja o maior beneficiado, pois os relatos são sempre de que suas aulas melhoram a cada dia e que com bom planejamento até a indisciplina cede espaço para a aprendizagem. E foi nesse sentimento de descobertas e certezas do caminho certo que encerramos a oficina, apreciando um belo vídeo propositalmente entitulado “ Mudança” convidando a todos para trilharem essa constante em nossas vidas e em nossa prática docente.
É assim que aprendemos juntos!!!
Abraços!! Núbia Vasconcelos

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