terça-feira, 21 de julho de 2009

Oficina 7 - TP 4 Leitura e Escrita!!!

Neste sábado, 18 de Julho realizou-se a oficina 7 do TP4-Unidades 13 e 14 sobre Leitura e Escrita, com o objetivo de refletir a cerca dos processos de leitura e escrita e as diversas formas de representação e utilização da cultura letrada. O encontro aconteceu no prédio da UPE - Universidade de Pernambuco em nosso município vivenciando 8:00hs de trabalho com os cursistas. A leitura inicial ficou por conta do texto “O ato de ler” (Paulo Freire) refletindo a aquisição da leitura e sua funcionalidade em meio à cultura letrada.Uma dinâmica de conhecimento prévio foi elaborada com o objetivo de conseguir uma análise do conhecimento já estabelecido nos cursistas e buscar inferências significativas em meio ao jogo de leituras imagéticas, o momento foi de grande importância por que nos colocamos plenamente no lugar do aluno ao realizar esse tipo de atividade e assim pôde-se desenvolver estratégias de melhorar nossas considerações. O questionamento sobre o sentido do letramento veio abrir a discussão acerca do tema que foi enriquecido com um slide maravilhoso da autora Magda Soares entitulado “Poesia e Letramento” perante o qual se pode sentir a magia do aprender verdadeiro, sabendo que habilidades usar, quando e como. O livro Zoom apresentado de maneira a explorar bem a curiosidade e o intuitivo dos cursistas foi um momento muito agradável, pois é uma atividade que ativa o pensamento perante a importância de ampliação do campo semântico de nosso aluno. O slide “Compreensão Leitora” abrange diversos momentos de leitura e suas respectivas significações dentro do processo ensino- aprendizagem ressaltando inclusive os três elementos indispensáveis numa seqüência didática de leitura: a leitura objetiva, leitura inferencial e leitura avaliativa; todos aproveitaram bem estas informações e observa-se inclusive que ainda não havia esta prática em suas salas de aula e que a inter-relação textual estava sendo pouco explorada, nesta perspectiva o aproveitamento da discussão foi bem satisfatória, pois se pôde perceber dentre todos a valorização dessas práticas para o cotidiano escolar. Durante o praticando a construção de seqüência em uma história em quadrinhos quebrou a cabeça da turma, mas os resultados foram ótimos e de uma maneira geral a sugestão da atividade foi bem recebida, esses momentos em que vivenciamos atividades práticas como sugestão para as salas de aula são muito importantes por que levam uma dinâmica de trabalho diferenciada para o aluno. O momento de socialização das “Lições de Casa” (momento em que os cursistas apresentam os resultados das atividades avançando na prática, presente nos TPs) é sempre o mais esperado, pois através de suas experiências podemos perceber os avanços do trabalho desenvolvido até o momento e neste sábado foi bem proveitoso, de certa forma pôde-se perceber que agora o professor preocupa-se mais em escolher um avançando tendo como base o nível da turma e também associar atividade aos objetivos propostos nas OTMs, o que realmente se faz necessária, até porque o Gestar não é uma soma de trabalho e sim uma parceria significativa na construção de novas práticas e saberes.As dificuldades relatadas pelos professores durante a aplicação das atividades girou em torno do tempo, seja na preparação ou aplicação, também na falta de compromisso e interesse de parte das turmas, mas o que muitos colocam é que talvez não tenham sensibilizado o aluno antes dessa vivência acreditando então que podem sempre fazer melhor e é gostoso de se ver o entusiasmo e a crença desses professores ao falarem de seus alunos, chega-se a conclusão de que são mesmo movidos pela paixão no que fazem. Algo que me chamou atenção no discurso deles é a dificuldade em trabalhar a escrita e principalmente a reconstrução das produções, nesse aspecto imagino que precisarei aprofundar a discussão e buscar propor estratégias significativas, pois a angustia é bastante evidente e condizente com as amostras de atividades coletadas e trazidas para o socializando e é justamente por isso que a metodologia dessa formação traz um diferencial, a teoria e a prática caminhando sempre juntas. O segundo momento foi totalmente dedicado a estruturação do projeto e discussão de seus pontos inicias temática, problemática e objetivos onde algumas idéias já foram postas no papel e discutida em grupos separados por escola, uma vez que o projeto é construído por cada escola participante. O vídeo “É preciso sonhar...” deixou uma mensagem de perseverança em todo o grupo e os levou a avaliação do dia composta pelo quadro: “O que trouxe? O que levo?” , esse é sempre o momento termômetro, onde podemos perceber todos os aspectos da oficina e especialmente neste encontro o sentimento é sempre de querer mais, de estar sempre em discussão até por que sabemos que as dificuldades em geral são as mesmas seja em que região for e estando junto de quem comunga da mesma ideologia fica bem mais fácil experimentar novos saberes, novos sabores.
Um grande abraço!
Núbia Vasconcelos

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