No último sábado 04 de julho, nós que fazemos o GESTAR II em Língua Portuguesa através da GRE – Gerência Regional de Educação/ Polo Salgueiro realizamos nossa Oficina 6 do programa em curso partindo do Caderno de Teoria e Prática (TP 3) Gêneros Textuais - Unidades 11 e 12 que traz por objetivo, propiciar a reflexão e oportunidade de transposição didática trabalhadas nestas unidades, contribuindo para o reconhecimento e distinção entre tipo e gênero textual, bem como a utilização de estratégias textuais adequadas a variados gêneros. O encontro teve início as 8:00h da manhã no prédio da UPE- Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro com sensibilização através de leitura para deleite com o texto: “Tarefas da Educação” (Rubem Alves) e apreciação de um vídeo relacionado ao texto. A dinâmica “Pássaros no Ar” além de propiciar uma maior integração no grupo serviu ainda de subsídio para formação de grupos de trabalho que, após reunidos construíram textos de diferentes gêneros textuais partindo de uma sugestão de imagem que lhes foi oferecida. Na verdade a produção textual aleatória serviria posteriormente para aplicação da teorização feita dentro do slide “Tipos e Gêneros Textuais” diante do qual o cursista pôde constatar elementos como: gêneros textuais, inter-gêneros, tipologia textual e seqüências tipológicas presentes no texto, ou seja, de maneira bem clara todos compreenderam a dicotomia existente entre tipos e gêneros e principalmente a causa pela qual um está intimamente ligado ao outro. Após toda a teorização que simultaneamente acompanhou exemplos da TP3 voltamos aos textos previamente construídos e num sistema de rodízio entre os grupos foi construída a seqüência tipológica presente em cada produção, o momento foi de uma riqueza imensa por que todos aplicaram na prática o que aprenderam durante a teorização. Além destas análises, apresentei ainda várias seqüências tipológicas da TP e também uma outra seqüência totalmente analisada por Marcuschi através do Gênero Carta. O momento da socialização do Lição de Casa contou com a participação de apenas quatro professores, pois em nossa regional alguns municípios encontram-se em recesso escolar e por isso muitos professores ficaram impossibilitados de aplicar o Avançando na Prática, tendo em mente que estarão realizando duas atividades desta TP após retorno das aula e trarão suas experiências para o próximo encontro. Bem, o que pude perceber é que os critérios para escolha do avançando se deu de forma bem variada, alguns pelo perfil da turma e suas necessidades, outros apenas pela adequação do tempo pedagógico, observa-se ainda que o professor encontra muitas dificuldades tanto na conquista de atenção do aluno para tal atividade como também, e principalmente, na compreensão e ao que parece continua muito baixa deixando cada vez mais clara a presença de leitores sem leitura nas salas de aula, durante a socialização observa-se também que o professor trabalha melhor quando o planejamento é criterioso, como acontece no avançando na prática, ou seja se continuamente o planejamento fosse assim, com certeza os resultados seriam bem melhores, essa foi a conclusão de grande parte do grupo.Para reforçar esse tipo de planejamento foi realizada a atividade “Construindo poemas a partir do prosaico” presente no AAA3 versão do aluno pág.91 com o objetivo de produzir um texto literário a partir de textos do cotidiano como placas de rua, avisos presentes em locais públicos ou privados, entre outros, o fato é que durante a socialização nos divertimos muito com as produções realizadas, pois o humor estava a solta dentre os textos.Diante de bons relatos adentramos no segundo momento de nossa oficina “O Projeto”, pois foi aí que descobriu-se o foco de maior dificuldade entre alunos, a questão da “Leitura, compreensão e escrita” de maneira bem clara discutiu-se os temas dos projetos a serem realizados onde a grande parte dos cursistas optaram por se deterem a estudos de “Leitura e Escrita” e uma das escolas preferiu de uma maneira bem direta focar seu trabalho em “Compreensão Textual” o que me deixou satisfeita pelo fato de que estaremos realizando nossos estudos realmente embasados na construção de bons leitores, como já era previsto que o foco seria neste âmbito foram expostos textos de teorização para leitura e fundamentação teórica dos projetos, pena que o tempo não foi suficiente para construção de objetivos e problemáticas ainda nesta oficina, ficando para o próximo encontro a referida construção. Para finalização dos trabalhos foi apresentado o vídeo “Bom, Ruim, Assim, Assim de autoria e narração de Pedro Bial, momento em que se discutiu os vários lados de todas as coisas, seu lado bom, seu lado ruim e mesmo aquele lado “assim, assim” e foi diante dessa reflexão que avaliou-se os trabalhos do dia com a dinâmica “Correio de Vozes”, que trouxe pra mim certeza de que o trabalho está no rumo certo, no rumo da aprendizagem mútuo.
Bom Trabalho a todos!!! Um abraço!
Núbia Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário