sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Muito prazer, somos professores!!

Posted by Picasa

Oficina-TP1 Unidades1 e 2 Variantes Línguísticas!

No último sábado 12 de Setembro, nós que fazemos o GESTAR II em Língua Portuguesa através da GRE – Gerência Regional de Educação/ Polo Salgueiro realizamos nossa Oficina 1 do programa em curso partindo do Caderno de Teoria e Prática (TP 1) Variantes Linguísticas - Unidades 01 e 02 que traz por objetivo, relacionar língua e cultura, identificando variantes lingüísticas nas duas modalidades em que se realizam; os textos verbais: a língua oral e escrita. O encontro teve início as 8:00h da manhã no prédio da UPE- Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro com sensibilização através de leitura para deleite: O Poeta da Roça (Patativa do Assaré) onde apresentou-se o tema de trabalho do dia, em seguida partiu-se para a teorização, que desta vez foi bem discutido acerca das variações lingüísticas apresentadas em vídeo, nota-se que todos os presentes mantêm uma relação boa com este assunto, pois a discussão realizada após o vídeo ampliou a visão de variantes e firmou convicções já defendidas pelos docentes.O Praticando trousse a oportunidade de produção textual de maneira dinamizada e utilizando diferentes tipos de variações lingüísticas como: Gírias, Expressões do regionalismo,Expressões coloquiais, Expressões antigas e Expressões da internet, as mesmas foram distribuídas em envelopes personalizados com imagens referentes as diversas expressões selecionadas, o desafio era construir um texto coerente e coeso utilizando o máximo de expressões que pudessem não importando o gênero. O resultado deste praticando foi espetacular, pois tratar de uma temática tão leve quanto essa só poderia render textos muito bem humorado, o que com certeza descontraiu a todos e enriqueceu nosso repertório de atividades, uma vez que todos os praticando utilizados na oficina fazem parte do TP em seu avançando na prática.Um slide bem humorado das expressões coloquiais fechou as apresentações do praticando. O socializando o Lição de Casa me deixou um tanto triste, pois apenas pude contar com duas apresentações, os demais alegaram falta de tempo para concluir as atividades., então tivemos a oportunidade de explorar bem as atividades socializadas e discutir as dificuldades apresentadas no momento. A escolha do Avançando na prática se deu através de sugestões direcionadas tanto por mim, quanto pelos demais participantes, afinal professor junto é sempre uma tempestade de idéias e é justamente por isso que o Gestar faz a diferença dentre outras formações, estamos em constante troca de experiências. O Correio de Vozes voltou ao nosso grupo para realização das avaliações do dia, que foi encerrado com o vídeo “Supere-se” e um sentimento de tristeza em relação a ausência das bolsas de auxílio a deslocamento e alimentação do cursista, que neste encontro não estavam disponíveis, e é preciso ter muita vontade para “superar” estas adversidades seguindo em frente.

Um Abraço! Núbia vasconcelos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Este é o meu Gestar, o mosaico da aporendizagem!

Posted by Picasa

Oficina 10 - TP 5 Coesão e Coerência Textual

No último sábado 29 de Agosto, nós que fazemos o GESTAR II em Língua Portuguesa através da GRE – Gerência Regional de Educação/ Polo Salgueiro realizamos nossa Oficina 10 do programa em curso partindo do Caderno de Teoria e Prática (TP 5) Coesão e Coerência – Unidades 19 e 20 que traz por objetivo, analisar como funcionam textualmente os termos que constituem a coesão. O encontro teve início as 8:00h da manhã mais uma vez, no prédio da UPE- Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro com sensibilização através da Dinâmica: “Chega mais!” a partir da qual os participantes cumprimentavam de forma bem criativa e descontraída uns aos outros através de comandos que surgiam cada vez que a música era interrompida, um vídeo de bom dia completou a recepção calorosa e acolhedora aos cursistas para que os mesmos sentissem uma energia boa no ambiente de estudo formado ali. Sentindo-se bem a vontade para se expressar cada participante recebeu uma frase bem sugestiva para que a completasse, eram frases do tipo: “Minha maior alegria é...”, Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...”, A minha felicidade eu gostaria de dividir com...”, dentre outras.Bem, concluídas as frases, chegou a hora de construir um texto coeso e coerente utilizando as informações sugeridas anteriormente em frases incompletas, o primeiro participante foi convidado e os demais tinham que procurar se encaixar no texto coletivo que se formava, a atividade foi bem divertida e ao finalizar o texto pudemos analisa-lo e atribuir-lhe um título coerente a produção. A partir desta experiência começou-se a refletir os elementos de coesão e sua função no texto, a referida discussão deu início a teorização do dia através do slide “Coesão e Coerência” preparado especialmente para esta oficina, dentro do qual enfocamos questões como: Coesão referencial e seqüencial, e ainda a temporalidade no texto,utilizamos de muita exemplificação para ampliar nossa visão acerca do assunto, exemplos estes que instigaram a participação do grupo numa interação harmoniosa com a temática. O Praticando destinado ao dia de hoje, foi construído a partir de uma leitura de imagem onde os participantes organizados em grupo as interpretariam e a partir da mesma identificariam informações como; Onde? Quando? O que? Quem? Qual o desfecho? E todas as respostas foram propositalmente embaralhadas, para que ao serem redistribuídas pudessem constituir um texto onde o grande desafio do grupo foi transformar este emaranhado de frases em algo coeso e coerente, a atividade os fez sentir na pele as dificuldades enfrentadas pelo aluno diante de uma proposta de produção como essa e possibilitou inferências nas práticas utilizadas em sala de aula refletindo a eficácia de certas abordagens, ao apresentarem os textos construídos por cada grupo, os demais foram analisando o que havia de coeso e coerente e o que faltou para que o objetivo fosse alcançado, aproveitei para recolher os textos produzidos hoje, pois pretendo retoma-los numa outra oportunidade onde trabalharei sua reescrita, imagino que será uma interessante vivência. O Socializando o Lição de casa trouxe poucas atividades vivenciadas, pois grande parte do grupo passou a semana em formação sobre “Crônicas na sala de aula” e não conseguiram aplicar o avançando a tempo, no entanto o farão dentro da próxima quinzena, mas as atividades que puderam ser vistas trouxeram ao grande grupo reflexões sobre seqüência lógica, maturidade textual e uma dificuldade que nos chamou atenção “uma turma com dificuldade de produzir textos individualmente”, ou seja a maioria de alunos desta turma prefere produzir com o colega,pois assim se sentem mais seguros., a atividade foi bem debatida e penso termos conseguido uma boa sugestão de atividade a ser utilizada pela colega nesta turma. A escolha do próximo avançando na prática foi feita em conjunto, analisando todas as propostas do TP e relacionado-as com as atividades propostas no AAA5 versão do aluno, uma vez que as propostas vistas no material enriqueceriam o avançando adotado. No segundo momento tratamos do andamento dos projetos e orientações foram repassadas para que o mesmo aconteça da melhor maneira tanto para formador quanto para professor e aluno. Um bom vídeo de motivação entitulado “Mude” finalizou nossos trabalhos e o grupo voltou a se reunir em círculo para a avaliação do dia, que desta vez, se deu através de leitura de imagens que foram expostas dentro do círculo para que cada participante escolhesse uma delas e explicasse-nos por que aquela imagem simbolizava esta oficina. Em clima de expectativas concluímos o dia esperando que o aprendizado de hoje seja instrumento de construção pedagógica inovadora destinada a cada aluno que compõe este programa.
Um grande abraço! Núbia Vasconcelos