terça-feira, 21 de julho de 2009

Momentos TP4!!!

Essa é minha turma, é com eles que compartilho esse desafio de aprendizagem!!!!

O Gestar e eu, uma relação de aprendizado!!!!


Avaliação: O que trouxe? O que Levo?

Praticando heim! Marileide e Francidalva.

kácia, Marluce e Valdete.Pura concentração!!

Socializando!!!Ótimo.








Oficina 7 - TP 4 Leitura e Escrita!!!

Neste sábado, 18 de Julho realizou-se a oficina 7 do TP4-Unidades 13 e 14 sobre Leitura e Escrita, com o objetivo de refletir a cerca dos processos de leitura e escrita e as diversas formas de representação e utilização da cultura letrada. O encontro aconteceu no prédio da UPE - Universidade de Pernambuco em nosso município vivenciando 8:00hs de trabalho com os cursistas. A leitura inicial ficou por conta do texto “O ato de ler” (Paulo Freire) refletindo a aquisição da leitura e sua funcionalidade em meio à cultura letrada.Uma dinâmica de conhecimento prévio foi elaborada com o objetivo de conseguir uma análise do conhecimento já estabelecido nos cursistas e buscar inferências significativas em meio ao jogo de leituras imagéticas, o momento foi de grande importância por que nos colocamos plenamente no lugar do aluno ao realizar esse tipo de atividade e assim pôde-se desenvolver estratégias de melhorar nossas considerações. O questionamento sobre o sentido do letramento veio abrir a discussão acerca do tema que foi enriquecido com um slide maravilhoso da autora Magda Soares entitulado “Poesia e Letramento” perante o qual se pode sentir a magia do aprender verdadeiro, sabendo que habilidades usar, quando e como. O livro Zoom apresentado de maneira a explorar bem a curiosidade e o intuitivo dos cursistas foi um momento muito agradável, pois é uma atividade que ativa o pensamento perante a importância de ampliação do campo semântico de nosso aluno. O slide “Compreensão Leitora” abrange diversos momentos de leitura e suas respectivas significações dentro do processo ensino- aprendizagem ressaltando inclusive os três elementos indispensáveis numa seqüência didática de leitura: a leitura objetiva, leitura inferencial e leitura avaliativa; todos aproveitaram bem estas informações e observa-se inclusive que ainda não havia esta prática em suas salas de aula e que a inter-relação textual estava sendo pouco explorada, nesta perspectiva o aproveitamento da discussão foi bem satisfatória, pois se pôde perceber dentre todos a valorização dessas práticas para o cotidiano escolar. Durante o praticando a construção de seqüência em uma história em quadrinhos quebrou a cabeça da turma, mas os resultados foram ótimos e de uma maneira geral a sugestão da atividade foi bem recebida, esses momentos em que vivenciamos atividades práticas como sugestão para as salas de aula são muito importantes por que levam uma dinâmica de trabalho diferenciada para o aluno. O momento de socialização das “Lições de Casa” (momento em que os cursistas apresentam os resultados das atividades avançando na prática, presente nos TPs) é sempre o mais esperado, pois através de suas experiências podemos perceber os avanços do trabalho desenvolvido até o momento e neste sábado foi bem proveitoso, de certa forma pôde-se perceber que agora o professor preocupa-se mais em escolher um avançando tendo como base o nível da turma e também associar atividade aos objetivos propostos nas OTMs, o que realmente se faz necessária, até porque o Gestar não é uma soma de trabalho e sim uma parceria significativa na construção de novas práticas e saberes.As dificuldades relatadas pelos professores durante a aplicação das atividades girou em torno do tempo, seja na preparação ou aplicação, também na falta de compromisso e interesse de parte das turmas, mas o que muitos colocam é que talvez não tenham sensibilizado o aluno antes dessa vivência acreditando então que podem sempre fazer melhor e é gostoso de se ver o entusiasmo e a crença desses professores ao falarem de seus alunos, chega-se a conclusão de que são mesmo movidos pela paixão no que fazem. Algo que me chamou atenção no discurso deles é a dificuldade em trabalhar a escrita e principalmente a reconstrução das produções, nesse aspecto imagino que precisarei aprofundar a discussão e buscar propor estratégias significativas, pois a angustia é bastante evidente e condizente com as amostras de atividades coletadas e trazidas para o socializando e é justamente por isso que a metodologia dessa formação traz um diferencial, a teoria e a prática caminhando sempre juntas. O segundo momento foi totalmente dedicado a estruturação do projeto e discussão de seus pontos inicias temática, problemática e objetivos onde algumas idéias já foram postas no papel e discutida em grupos separados por escola, uma vez que o projeto é construído por cada escola participante. O vídeo “É preciso sonhar...” deixou uma mensagem de perseverança em todo o grupo e os levou a avaliação do dia composta pelo quadro: “O que trouxe? O que levo?” , esse é sempre o momento termômetro, onde podemos perceber todos os aspectos da oficina e especialmente neste encontro o sentimento é sempre de querer mais, de estar sempre em discussão até por que sabemos que as dificuldades em geral são as mesmas seja em que região for e estando junto de quem comunga da mesma ideologia fica bem mais fácil experimentar novos saberes, novos sabores.
Um grande abraço!
Núbia Vasconcelos

domingo, 5 de julho de 2009

Oficina 5 da TP3 - Unidade 11 e 12- Tipos e Gêneros Textuais!!

No último sábado 04 de julho, nós que fazemos o GESTAR II em Língua Portuguesa através da GRE – Gerência Regional de Educação/ Polo Salgueiro realizamos nossa Oficina 6 do programa em curso partindo do Caderno de Teoria e Prática (TP 3) Gêneros Textuais - Unidades 11 e 12 que traz por objetivo, propiciar a reflexão e oportunidade de transposição didática trabalhadas nestas unidades, contribuindo para o reconhecimento e distinção entre tipo e gênero textual, bem como a utilização de estratégias textuais adequadas a variados gêneros. O encontro teve início as 8:00h da manhã no prédio da UPE- Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro com sensibilização através de leitura para deleite com o texto: “Tarefas da Educação” (Rubem Alves) e apreciação de um vídeo relacionado ao texto. A dinâmica “Pássaros no Ar” além de propiciar uma maior integração no grupo serviu ainda de subsídio para formação de grupos de trabalho que, após reunidos construíram textos de diferentes gêneros textuais partindo de uma sugestão de imagem que lhes foi oferecida. Na verdade a produção textual aleatória serviria posteriormente para aplicação da teorização feita dentro do slide “Tipos e Gêneros Textuais” diante do qual o cursista pôde constatar elementos como: gêneros textuais, inter-gêneros, tipologia textual e seqüências tipológicas presentes no texto, ou seja, de maneira bem clara todos compreenderam a dicotomia existente entre tipos e gêneros e principalmente a causa pela qual um está intimamente ligado ao outro. Após toda a teorização que simultaneamente acompanhou exemplos da TP3 voltamos aos textos previamente construídos e num sistema de rodízio entre os grupos foi construída a seqüência tipológica presente em cada produção, o momento foi de uma riqueza imensa por que todos aplicaram na prática o que aprenderam durante a teorização. Além destas análises, apresentei ainda várias seqüências tipológicas da TP e também uma outra seqüência totalmente analisada por Marcuschi através do Gênero Carta. O momento da socialização do Lição de Casa contou com a participação de apenas quatro professores, pois em nossa regional alguns municípios encontram-se em recesso escolar e por isso muitos professores ficaram impossibilitados de aplicar o Avançando na Prática, tendo em mente que estarão realizando duas atividades desta TP após retorno das aula e trarão suas experiências para o próximo encontro. Bem, o que pude perceber é que os critérios para escolha do avançando se deu de forma bem variada, alguns pelo perfil da turma e suas necessidades, outros apenas pela adequação do tempo pedagógico, observa-se ainda que o professor encontra muitas dificuldades tanto na conquista de atenção do aluno para tal atividade como também, e principalmente, na compreensão e ao que parece continua muito baixa deixando cada vez mais clara a presença de leitores sem leitura nas salas de aula, durante a socialização observa-se também que o professor trabalha melhor quando o planejamento é criterioso, como acontece no avançando na prática, ou seja se continuamente o planejamento fosse assim, com certeza os resultados seriam bem melhores, essa foi a conclusão de grande parte do grupo.Para reforçar esse tipo de planejamento foi realizada a atividade “Construindo poemas a partir do prosaico” presente no AAA3 versão do aluno pág.91 com o objetivo de produzir um texto literário a partir de textos do cotidiano como placas de rua, avisos presentes em locais públicos ou privados, entre outros, o fato é que durante a socialização nos divertimos muito com as produções realizadas, pois o humor estava a solta dentre os textos.Diante de bons relatos adentramos no segundo momento de nossa oficina “O Projeto”, pois foi aí que descobriu-se o foco de maior dificuldade entre alunos, a questão da “Leitura, compreensão e escrita” de maneira bem clara discutiu-se os temas dos projetos a serem realizados onde a grande parte dos cursistas optaram por se deterem a estudos de “Leitura e Escrita” e uma das escolas preferiu de uma maneira bem direta focar seu trabalho em “Compreensão Textual” o que me deixou satisfeita pelo fato de que estaremos realizando nossos estudos realmente embasados na construção de bons leitores, como já era previsto que o foco seria neste âmbito foram expostos textos de teorização para leitura e fundamentação teórica dos projetos, pena que o tempo não foi suficiente para construção de objetivos e problemáticas ainda nesta oficina, ficando para o próximo encontro a referida construção. Para finalização dos trabalhos foi apresentado o vídeo “Bom, Ruim, Assim, Assim de autoria e narração de Pedro Bial, momento em que se discutiu os vários lados de todas as coisas, seu lado bom, seu lado ruim e mesmo aquele lado “assim, assim” e foi diante dessa reflexão que avaliou-se os trabalhos do dia com a dinâmica “Correio de Vozes”, que trouxe pra mim certeza de que o trabalho está no rumo certo, no rumo da aprendizagem mútuo.
Bom Trabalho a todos!!! Um abraço!
Núbia Vasconcelos

Oficina 6 da TP3 - Momentos...

Sequências Tipológicas!
Poema prosáico!

Avaliação: Correio de Vozes!


Soicializaçã: Lição de Casa!



Produção Textual!


Escolha do Avançando!